História do Instituto Regina Caeli

Sempre houve no coração dos membros do Instituto Regina Caeli o desejo de estudar. E esse desejo existia antes de o Instituto ser o Instituto; antes de o Instituto ter gerado o Colégio Católico Regina Caeli.
Em meados de 2017, na cidade de Jaú, no interior de São Paulo, um grupo de amigos e conhecidos passou a se reunir uma quarta-feira por mês, com a finalidade de estudar temas relacionados ao catolicismo.
Os assuntos eram variados, mas todos relacionados a temas modernos, vistos, principalmente, à luz de Santo Tomás de Aquino.
Naquela época, já se percebia, embora ainda não se conhecesse, que algo não estava normal com a sociedade. As desordens encontradas em muitos ambientes escolares, outrora reconhecidos por ditarem a ordem; os problemas relacionados à família, a quantidade crescente de divórcios e falta de preparação para a maior vocação da Terra.
Como um todo, percebia-se os equívocos com o direito natural.
Tais estudos, baseados em Santo Tomás e orientados por um professor que é muito caro ao Instituto Regina Caeli, foi capaz de vivificar o desejo de estudo.
Ocorre, porém, que como ensina São Tiago, a fé sem obras é morta.
Ao se deparar com um problema, o católico não pode simplesmente deixá-lo de lado, mas deve enfrentá-lo, pois se peca, também, pela omissão.
Aquele desejo atual de estudar começou a se tornar um desejo de agir.
Após quase 2 anos de longos estudos, após quase 2 anos de, sobretudo, amizade, amizade reunida em torno de alguém que queria nos ensinar, surgiu o desejo de formalizar a institucionalização de nosso grupo.
No dia 08.12.2019, os membros mais fiéis deram início a uma associação civil sem fins lucrativos, e batizaram-na de Instituto Regina Caeli.
E como toda obra que é dedicada a Nossa Senhora, também recebemos a benção de Nosso Senhor. Imediatamente após a formalização da associação, nossos membros passaram a atuar mais ativamente na vida civil. Eis o grande ouro de se ter uma associação: portas são abertas.
Não demorou e nosso coração começou a desejar batalhar diretamente contra os equívocos do direito natural.
Em 2021, em meio à pandemia da Covid-19, em um momento em que tudo se fechava, tudo se perdia, tudo se deteriorava, o Colégio Católico Regina Caeli surgiu.
Hoje são 200 crianças matriculadas, 100 famílias que vieram de outras cidades.
E não, a obra não parou no Colégio. Nos quase 6 anos de existência da associação Instituto Regina Caeli, foram diversos cursos ministrados nas áreas da virtude, filosofia, educação, família, direito, política e literatura.
Nós não somos uma comunidade de vida, nem uma comunidade religiosa. No Instituto Regina Caeli, a vocação de cada um é sua família. O dever de estado nunca deve ser negligenciado. Pais devem ser pais, mães devem ser mães. Alguns podem se espantar, mas o Instituto é sempre secundário: ele serve para nos auxiliar em nossa vocação.
E hoje temos o desejo de ser luz para diversas pessoas que têm o desejo de ser luz em sua vida, em sua família, em sua história.